segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Congresso Estadual da UBM-Pernambuco

“A participação política da mulher e o desenvolvimento do Brasil” foi o tema do 2º Congresso Estadual da UBM – União Brasileira de Mulheres, que reuniu cerca de 200 feministas de Pernambuco neste final de semana, no Recife. O evento começou na sexta-feira (03), na sede do Sintepe, com a realização de ato político que contou com a presença de lideranças do movimento de mulheres, gestoras públicas e representantes de movimentos sociais. No sábado (04), o congresso elegeu Glauce Medeiros coordenadora da entidade para o triênio 2011-2013 e as 30 delegadas ao congresso nacional da UBM.


O grupo “Vozes Femininas” abriu a noite de sexta-feira com um recital sobre mulheres. A apresentação das poetas e atrizes Cida Pedrosa, Silvana Menezes, Mariane Bígio e Susana Morais divertiu a platéia, retratando com humor e leveza os muitos problemas envolvendo o universo feminino. Logo depois, várias lideranças políticas presentes ao Congresso destacaram a atualidade da luta feminista e o papel que UBM tem desempenhado em Pernambuco desde a sua fundação, em 2003, empunhando bandeiras que vão desde o enfrentamento à violência sexista até a luta por uma maior representação das mulheres nos espaços de poder.
Entre as lideranças presentes, compuseram a mesa a secretária municipal da Mulher, Rejane Pereira, a presidente da UEP (União dos Estudantes de Pernambuco, Virgínia Barros, a secretária da Mulher da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adnilza Rodrigues, representantes das deputadas estaduais Tereza Leitão (PT) e Mary Gouveia (PHS)e a secretária estadual da mulher do PCdoB, Sybelle Chagas. A UBM foi representada pela jornalista Kátia Souto e por Márcia Ramos, ex-coordenadora estadual. Os deputados do PCdoB, Luciano Siqueira e Luciana Santos, estadual e federal, respectivamente, enviaram mensagens que foram exibidas em vídeo, saudando a entidade e a luta das mulheres.


No sábado pela manhã aconteceu o debate sobre os temas do congresso, a cargo da representante da direção nacional da UBM, Kátia Souto. Ela destacou o momento favorável para o movimento feminista, uma vez que o Brasil conta com uma mulher presidente da República comprometida com o avanço dos direitos das mulheres.  A necessidade de mobilização em torno da reforma política, em debate na Câmara dos Deputados, foi outro ponto levantado por Kátia Souto, que defendeu a lista preordenada com alternância de gênero como uma medida que pode alterar o insignificante índice de 9% de representação das mulheres no parlamento brasileiro.
À tarde, as mulheres aprovaram o plano de trabalho da UBM para os próximos anos e realizaram duas eleições. A primeira para escolha da nova direção estadual da entidade para o triênio 2011/2013 e a segunda para a escolha das delegadas que representarão Pernambuco no VIII Congresso Nacional, a ser realizado nos 10 a 12 de junho, em São Paulo.


O congresso disponibilizou uma sala de recreação para que as mães pudessem participar dos debates.

Mobilização

O 2º Congresso Estadual foi antecedido por plenárias municipais realizadas em Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde, Pesqueira, Abreu e Lima, Camaragibe, Bezerros e Poção, que no conjunto reuniram cerca de 800 mulheres, com 650 filiações.

Por Inamara Mélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário